Postado em 12 de Dezembro de 2018 às 14h28

Fique antenado: Dez dicas para estudar a distância sem perder o foco

NOTÍCIAS (3)

Cresce cada vez mais o número de estudantes que optam pela graduação a distância como forma de se dedicar aos estudos universitários. As vantagens são várias, como a possibilidade de coordenar melhor o tempo disponível para os estudos, a flexibilidade de horários e até mesmo a economia, pois não é preciso comparecer todos os dias à faculdade.

Mas, com tanta liberdade, como é possível manter o foco na hora dos estudos e garantir o máximo rendimento?
Dez dicas para quem faz graduação à distância

1) Não comece o curso pensando que a modalidade a distância é mais fácil, com menos conteúdo. A diferença reside apenas em não ser preciso ir todo dia à universidade, mas a grade curricular continua sendo direcionada a formar o aluno com o máximo de qualidade.

2) Escolha um pólo próximo à sua casa ou ao seu local de trabalho. Como os alunos de EaD normalmente têm uma questão com o tempo, decidir por um campus da universidade que seja mais perto evita que o estudante desanime quando precisar ir presencialmente realizar provas ou apresentar trabalhos.

3) Organizar a sua rotina é tarefa indispensável ao optar pelo estudo a distância. Acumular ou postergar tarefas pode causar uma imensa bola de neve e atrapalhar seriamente os estudos.

4) Crie um planejamento. Use planilhas, agenda, quadro de recados, ou o sistema que preferir, mas busque a cada domingo, por exemplo, listar as tarefas da semana dia a dia. Ao completar cada uma, risque da lista. Ao final da semana, verifique quais tarefas não puderam ser feitas e remaneje para a próxima semana.

5) Disciplina é essencial. Sem disciplina, as chances de algo dar errado durante os estudos pode aumentar e acabar prejudicando a formação do aluno.

6) Respeite os prazos. Procure, ao criar o cronograma, antecipar a produção dos trabalhos e a entrega dos mesmos, criando o hábito de adiantar as tarefas e ter tempo hábil para refazê-las caso ocorra algum problema.

7) Evite distrações. Ao sentar para estudar, desligue o celular e evite entrar em redes sociais ou sites de entretenimento, exceto para pesquisas.

8) Não deixe de acrescentar ao seu cronograma períodos de descanso. Mente cansada rende menos, e isso pode atrapalhar o desempenho do aluno. Reserve algumas horas no seu final de semana para ver os amigos, sair e se divertir, e também para dormir e relaxar.

9) Não deixe as dúvidas para depois. Aproveite a plataforma de estudos da sua universidade para contatar os professores e colegas e resolver rapidamente possíveis questões que surjam durante os estudos.

10) Compreenda as prioridades. Ao organizar sua rotina, resolva primeiro o que é prioritário, e espalhe as demais tarefas conforme o nível de urgência de cada uma. 

Fonte: RondoNotícias

Veja também

Educação a distância: vantagens e desafios para quem estuda online01/01/19 Flexibilidade nos horários e valores mais em conta são atrativos A estudante de Administração Daniela Cerqueira sempre teve a educação a distância como primeira opção. Entre os principais motivos para a escolha, está a economia nas mensalidades. “Além de permitir que eu possa estudar no meu tempo livre, o que pesou bastante nessa......
A educação a distância é inevitável 12/12/18 O titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) fala sobre educação a distância. Apesar da baixa avaliação dos cursos e da......

Voltar para Blog