Postado em 12 de Dezembro de 2018 às 14h32

Ensino a distância reforça aprendizado e autonomia do aluno

INSTITUCIONAL (1)

Cursos online são complementados por aulas práticas e provas presenciais em polos espalhados pelo país.

A tecnologia sempre foi uma aliada na busca por levar educação a diferentes lugares. Se no início do século XXI, o ensino a distância era oferecido, principalmente, com aulas em vídeo via satélite, neste momento quem amplia as possibilidades é a evolução da internet. 

— As novas tecnologias ajudaram muito, mas mais do que isso, houve uma tomada de consciência por parte das instituições de ensino. A educação a distância pela TV foi importante e cumpriu a missão, mas o avanço da internet instalou um caminho “darwinista”, de ver qual modelo sobreviveria. Hoje, os dois coexistem, mas já há uma migração para a internet como mídia principal — explica Flávio Murilo de Gouvêa, diretor Acadêmico de Educação a Distância da Estácio.

A universidade foi uma das pioneiras na Educação a Distância (EaD) e aplica uma metodologia voltada para o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos alunos. O corpo docente acompanha de perto o crescimento e as dúvidas de cada estudante. Flávio explica que o aluno da EaD é ativo no aprendizado e, por isso, muitas vezes obtém melhores resultados do que os alunos presenciais.

— No curso a distância, o aluno pode retomar os estudos quantas vezes quiser, além de escolher o momento e o tempo ideal para se dedicar às aulas. É um tipo de curso que entende e respeita a velocidade e a capacidade de cada um dos seus alunos — pontua ele. 

Fonte: O Globo

Voltar para Blog